Ases da 2ª Guerra

Milhares de pilotos de ambas as Forças que combateram nos céus da Europa e Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial atingiram o patamar de Ás. Abaixo constam apenas alguns pilotos e comandantes de tanques que se destacaram  durante esse terrível confronto que assolou nossa história.

Ases de Guerra Breve Histórico
Joachim Peiper
(1915 - 1976)
Alemanha

Foi um oficial das Waffen-SS, tropa especial de Hitler. Aos 29 anos foi considerado o coronel mais jovem que serviu na Waffen-SS sendo ajudante pessoal de Heinrich Himmler. Peiper destacou-se nos combates realizados na frente oriental adquirindo admiração de Hitler com seu desempenho como comandante panzer. No ano de 1944 participou da última ofensiva da wermarcht no comando do Kampfgruppe Peiper. Liderou o ataque do 6º Exército Panzer SS mas por falta de combustível e dificuldades encontradas nas Ardenas tiveram que recuar. Nessa ofensiva ocorreu o conhecido massacre de Malmedy. Pilotos norte-americanos bombardearam, por engano seus próprios soldados que foram capturados pelas tropas de Peiper. Durante o bombardeio muitos prisioneiros norte-americanos tentaram fugir mas foram metralhados pelos soldados alemães. Após a guerra Peiper, apesar de garantir que nunca havia ordenado seus soldados executarem seus prisioneiros foi julgado e condenado à forca. Mas em função dos inúmeros protestos, ele e outros nazistas foram absolvidos de serem executados. Na década de 50, após o cumprimento de sua pena foram liberados da prisão. Peiper foi morar numa cidade no interior da França onde trabalhou em lojas de automóveis e tradução de livros de guerra do inglês para o alemão. Faleceu em 14 de julho de 1976, após seu endereço ter sido divulgado pela imprensa francesa e sua casa ter sido incendiada provavelmente por antigos partisans franceses.

Michael Wittmann
(1914- 1944)
Alemanha

Bundesarchiv Bild 146-1983-108-29, Michael Wittmann.jpg

Foi um oficial alemão que serviu na Waffen-SS durante a Segunda Guerra Mundial. Wittmann nasceu em 22 de Abril de 1914 na cidade de Vogelthal, Alemanha. Recebeu inúmeras condecorações por seu desempenho nos combates que participou e liderou. Dentre as inúmeras condecorações destaca-se a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro.
Ao longo do conflito destruiu 138 tanques e 132 armas anti-tanque, além de um número desconhecido de outros veículos blindados. Destacou-se como um dos maiores ases panzer da Alemanha, juntamente com Johannes Bölter, Ernst Barkmann, Otto Carius e Kurt Knispel considerado o maior de todos, com a marca de 168 tanques destruídos. Um dos feitos de maior destaque de Michael Wittmann foi a emboscada aos elementos da British 7 Armoured Division, durante o Batalha de Villers-Bocage em 13 de Junho de 1944. No espaço de 15 minutos no comando de um tanque Tiger, destruiu 14 tanques e 15 transportes de pessoal além de 2 armas anti-tanque. Wittmann foi morto em combate no dia 8 de agosto de 1944 após seu grupo composto de sete tanques Tiger da Schwere SS-Panzerabteilung 101, apoiado por vários outros tanques ter sido emboscado por tanques do A Squadron, 1 Northamptonshire Yeomanry, um A Squadron, o Sherbrooke Fuisilier Regimento, e B Squadron, the 144 Royal Armoured Corps. Os projeteis penetraram a parte superior do tanque atingindo o paiol de munições do Tiger, causando-lhe um incêndio e explodindo a torre.

Kurt Knispel
(1921-1914)
Alemanha

Foi um oficial alemão que serviu durante a Segunda Guerra Mundial. Knispel é considerado o maior Ás de tanques alemães por ter destruído um total de 168 veículos. Nasceu na cidade de Salisfled, Tchecoslováquia, em 20 de setembro de 1921 e faleceu em 28 de abril de 1945 em consequência de ferimentos de um combate. Serviu na 12ª Divisão Panzer - 503º Batalhão Panzer.

Werner Molders
(1913 - 1941)
Alemanha

Foi um piloto alemão da Luftwaffe durante a Segunda Guerra Mundial e um ás da aviação alemã tendo conseguido mais de 100 vitórias e tendo participado em mais de 400 missões de combate. Molders nasceu em 18 de Março de 1913 na cidade de Gelsenkirchen, Alemanha. Participou ativamente da Guerra Civil Espanhola e durante a Segunda Guerra, nas Batalhas da França, Grã-Bretanha e Operação Barbarossa. Recebeu inúmeras condecorações como a Cruz Espanhola em Ouro com Espadas e Diamantes, Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro com Folhas de Carvalho, Espadas e Diamantes. Em 22 de novembro de 1941 em visita ao III/JG77, recebeu ordens para participar do funeral de Ernst Udet, piloto da I Guerra Mundial que também se destacou um inúmeras missões de combates. O bimotor Heinkel He 111 em que viajava apresentou uma falha em um dos seus motores. Ao se aproximar do campo de pouso de Breslau-Hundsfeld, o outro motor também falhou e o avião mergulhou em direção ao solo. Molders não resistiu aos ferimentos vindo a falecer no dia 22 de novembro de 1941. Seu colega, General major Dietrich Hrabak, declarou: - "Nós éramos apenas pilotos de caça. Werner Mölders era algo mais."

Adolf Galland
(1912 - 1996)
Alemanha

Nasceu em 19 de março de 1912 na cidade de Remagen, Alemanha. Foi considerado um ás da Luftwaffe durante a Segunda Guerra Mundial, tendo atingido um total de 104 vitórias. Participou da Guerra Civil Espanhola e, na 2ª Guerra, da Invasão da Polônia, Batalha da França, Batalha da Inglaterra e Defesa do III Reich. Durante sua carreira na aviação alemã recebeu inúmeras condecorações como a Cruz de Cavaleiro da Cruz de Ferro com Folhas de Carvalho, Espadas e Diamantes. Faleceu aos 83 anos em sua cidade natal em
9 de fevereiro de 1996.

Douglas Bader
(1910 - 1982)
Inglaterra

Bader foi um ás da aviação da Real Força Aérea Real (RAF) durante a Segunda Guerra Mundial tendo abatido um recorde de 22 aeronaves alemãs. Pilotou os aviões de caça Hawker Hurricane e Supermarine Spitfire participando das Batalhas da França e Grã-Bretanha. Nasceu em 21 de fevereiro de 1910, St. John's Wood, Londres, Inglaterra. No ano de 1941, Bader participou das incursões aéreas sobre diversas partes da Europa. Numa dessas missões foi obrigado a realizar um pouso forçado em território francês sob ocupação nazista. Após ter sido capturado, passou o restante da guerra como prisioneiro. Durante este período conheceu e fez amizade com seu oponente e também ás da aviação, Adolf Galland. Deu baixa na RAF em fevereiro de 1946 e falecendo em 5 de setembro de 1982,Chiswick, Londres, Inglaterra.

Francis Gabreski
(1919 - 2002)
Estados Unidos

Francis Gabreski foi um piloto americano e ás durante a Segunda Guerra Mundial. Também participou da Guerra da Coréia e durante mais de 26 anos serviu a Força Aérea dos Estados Unidos. Entrou para a reserva no posto de Coronel.Durante 289 missões de combate, Gabreski abateu 34 aeronaves. Gabreski em certa ocasião revelou que a confiança que pilotos de caça adquirem é apenas através de sua experiência: "É como um boxeador amador: você entra no ringue, é lento, não está seguro de si, você está sondando. Mas, à medida que se torna hábil, ganha experiência, você passa para a outra liga, a liga profissional. Já não há mais medo. Você é parte de sua profissão, e eu achava que minha profissão como piloto de caça era destruir a Luftwaffe alemã." Após sua longa carreira na USAF, dirigiu a Long Island Rail Road, uma companhia de caminhos-de-ferro do Estado de Nova York, e lutou para melhorar os seus serviços e condições financeiras. Depois de dois anos e meio e sob pressão, demitiu-se e entrou para a reforma permanente.

Joe Foss
(1915 - 2003)
Estados Unidos

Foss JJ USMC.jpg

Foi um ás da aviação e brigadeiro-general do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos.Recebeu a Medalha de Honra por ter abatido mais de 26 aeronaves japonesas na Segunda Guerra Mundial.

Saburo Sakai
(1916 - 2000)
Japão

Saburo Sakai nasceu na cidade de Saga em 25 de agosto de 1916 e foi considerado um ás da aviação japonesa durante a Segunda Guerra Mundial. Abateu um total de 64 aeronaves em mais de 200 missões que participou. Praticamente combateu em todas as frente durante as batalhas no Pacífico. Sakai pilotava o famoso caça A6M2 Zero e na Campanha das Filipinas abateu um caça P-40 Curtis e um bombardeiro B-17. Na Campanha de Bórneu, abateu um total de 13 aeronaves americanas e australianas. Em determinada ocasião, embora recebendo ordens para atacar um avião absteve-se ao perceber que seu alvo conduzia civis. Esse fato gerou um constrangimento junto ao comando naval japonês. Em 8 de Agosto de 1942, próximo a Tulagi, foi gravemente ferido na cabeça ao ser atingido por projéteis de 12,7 mm de caças Avengers. Mesmo diante dessa situação visava lançar seu caça contra alvos norte-americanos mas, não avistando nenhum retornou a sua base. Seu estado era grave mas os médicos conseguiram salvá-lo embora tivesse perdido o olho direito.Em 1944 quando os norte- americanos lançaram um ataque maciço contra as Marianas, Sakai foi indicado para a defesa de Iwo Jima. Foi designado para o Grupo Aeronaval de Yokosuka. Mesmo sem um dos seus olhos, continuou a combater nos céus do pacífico aumentando seus abates. Em março de 1945, Sakai, no posto de subtenente, foi recomendado, à promoção pelo Almirante Soemu Toyoda, Comandante-Chefe da Frota Combinada. Em agosto de 1945, foi promovido a Tenente e terminaria a guerra como Ás líder dos pilotos sobreviventes.Mais tarde Saburo Sakai se tornaria instrutor de voo. Houve um fato curioso em que o próprio Sakai narra em suas memórias: - "Um dia abordei dois B-26 e derrubei um. Cheguei a dar alguns tiros no outro antes de o perder em uma formação de nuvens. Depois da guerra descobri nos arquivos dos EUA sobre o incidente do avião que conseguiu escapar, que ele estava transportando Lyndon Johnson ! Você pode imaginar como eu poderia ter mudado a história se tivesse atacado primeiro o avião dele ao invés do outro? Vários americanos que conhecem essa história chegaram para mim e disseram “Saburo, por que você não atirou no outro avião primeiro? Então nós poderíamos ter ficado de fora da guerra do Vietnam !” Anos após o término da Segunda Guerra Mundial, Sakai visitou os EUA reunindo-se com antigos adversários, incluindo o artilheiro de cauda, do Avenger, que o havia ferido. Em 2000, trabalhou como consultor para o popular jogo de computador Combat Flight Simulator 2 . Saburo Sakai faleceu na estação aeronaval de Atsugi em 22 de Setembro de 2000 aos 84 anos.

Vassili Zaitsev
(1915 - 1991)
União Soviética

Vasili Záitsev.jpg

Foi um soldado russo considerado o melhor franco-atirador durante a Batalha de Stalingrado, na Segunda Guerra Mundial. Contabilizou 242 soldados e oficiais alemães mortos no conflito e 468 ao fim da guerra. Vassili nasceu em 23 de Março de 1915 Eliniski, Óblast de Cheliabinsk, Império Russo e era neto de caçador aprendendo a atirar ainda criança, caçando em Eliniski, sua cidade natal junto aos Montes Urais, onde vivia como pastor. Foi incorporado na infantaria da marinha e chegou a Stalingrado em 20 de setembro de 1942, com a 284ª Divisão de Fuzileiros. Em pouco tempo foi considerado herói nacional. Os franco-atiradores eram muito incentivados pelo general Vassili Chuikov, comandante do 62º Exército e encarregado da defesa da cidade contra os ataques do 6º Exército alemão. Vassili Zaitsev utilizava um fuzil Mosin-Nagant modelo M91/30, calibre 7,62 x 54 mm. Estima-se que mais de mil alemães foram mortos por franco-atiradores durante a sangrenta Batalha de Stalingrado. Após seus serviços prestados no exército Russo foi trabalhar numa fábrica vindo a falecer em 15 de dezembro de 1991, aos 76 anos, na cidade de Kiev, Ucrânia.

Referências:

JOACHIM PEIPER. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2015. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Joachim_Peiper&oldid=43493688>. Acesso em: 15 out. 2015.
MICHAEL WITTMANN. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2015. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Michael_Wittmann&oldid=43494218>. Acesso em: 15 out. 2015.
WERNER MÖLDERS. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2015. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Werner_M%C3%B6lders&oldid=43491750>. Acesso em: 15 out. 2015.
ADOLF GALLAND. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2015. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Adolf_Galland&oldid=43492996>. Acesso em: 15 out. 2015.
VASSILI ZAITSEV. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2015. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Vassili_Zaitsev&oldid=42918853>. Acesso em: 15 out. 2015.
DOUGLAS BADER. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2015. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Douglas_Bader&oldid=42470849>. Acesso em: 15 out. 2015.
SABURO SAKAI. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2014. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Saburo_Sakai&oldid=40770893>. Acesso em: 30 out. 2015.
GABBY GABRESKI. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2015. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Gabby_Gabreski&oldid=41544090>. Acesso em: 30 out. 2015.

Comentários estão fechados