Líderes

Em destaque os 8 principais líderes da Segunda Guerra Mundial.
LíderesBreve Histórico
CHURCHILL, Winston Leonard Spencer -
(1874-1965) - Inglaterra

Foi o Primeiro-Ministro da Inglaterra durante o período da Segunda Guerra. Era neto do Duque de Marlborough e filho do Lord Randolph Churchill, que também foi parlamentar e ministro no século XIX. Churchill estudou na Academia Militar de Sandhurst e foi correspondente de guerra na Guerra dos Boeres. Em 1900 entrou para o Parlamento e em 1908, pela primeira vez, participou de seu gabinete como presidente da Junta de Comércio. Em 1910 assumiu a função de Secretário do Interior. De 1911 à 1915 tornou-se primeiro Lorde do Almirantado (ministro da Marinha). Desse momento em diante, assumiu inúmeras funções: Coronel da Força Expedicionária Britânica na Primeira Guerra Mundial, ministro das Munições, secretário da Guerra e da Aeronáutica de 1917 à 1921, secretário das Colônias em 1922, ministro das Finanças de 1924 à 1929. Após sua derrota pela classe trabalhista, tronou-se líder da oposição e, no final da Segunda Guerra, retornou novamente a sua função de Primeiro-Ministro em 1951. Em 1955 renunciou ao seu mandato mas continuou no Parlamento inglês até o fim da vida.

STÁLIN, Josef Vissarionovich Djugachvili -
(1879-1953) - Rússia

Stalin era filho de família pobre e estudou num seminário na Geórgia até ser expulso por defender ideias revolucionárias. Foi exilado na região da Sibéria por duas vezes e conseguiu fugir. Fazia parte da direção do Partido Comunista ocupando o cargo de redator-chefe de seu principal jornal, o Pravda quando iniciou a Revolução de Outubro de 1917. Até 1922 assumiu como comissário das Nacionalidades do governo soviético e após como secretário do partido. Venceu a luta pela sucessão de Lênin em 1924. A partir de 1941 assumiu o cargo de Primeiro-Ministro até sua morte em 1953. Todos os êxitos nas guerras que à Rússia participou foram atribuídas a ele. Após sua morte, foi acusado e responsabilizado de vários erros graves quanto a invasão da Rússia. Sua decisão mais controvertida, na Segunda Guerra, foi o fato de ter assinado o Pacto de Não Agressão com a Alemanha permitindo Hitler invadir a Polônia.

DE GAULLE, Charles André Joseph Marie -
(1890-1970) - França

De Gaulle desempenhou um importante papel em seu País. Foi Líder dos Franceses Livres e chefe do Governo Provisório após a libertação da França na Segunda Guerra Mundial. Durante 18 meses, entre 1945 e 1946, foi Presidente da República. De 1º de junho à 21 de dezembro de 1958 ocupou o cargo de presidente do Conselho de Ministros da França. Após essa data foi Presidente da República até 1969 quando renunciou, derrotado num referendo.

TITO, Josip Broz
(1892-...) - Iugoslávia

Tito foi Presidente da Iugoslávia durante a Segunda Guerra. Também foi líder do movimento guerrilheiro expulsando as tropas de ocupação alemã de seu país sem qualquer ajuda de tropas estrangeiras. Participou da Primeira Guerra Mundial como soldado do Exército do Império Austro-Húngaro. Como dirigente do Partido Comunista Iugoslavo, no período de 1928 à 1934, ficou preso como elemento politicamente indesejável. Em 1936 liderou o contingente Iugoslavo nas Brigadas Internacionais que lutaram ao lado dos republicanos na Guerra Civil Espanhola. Após a invasão alemã, organizou a resistência interna. De 1945 à 1953 assumiu o cargo de Primeiro-Ministro da Iugoslávia.

PETAIN,Henri Phillipe
(1856-1951) - Governo Vichy - França

Era Chefe do governo pró-alemão instalado em Vichy após a capitulação da França. Petain também era considerado como um herói da Primeira Guerra. Diante da Invasão alemã e do colapso em que se encontrava a França, Petain organizou um governo de emergência.Apesar de suas concessões à Alemanha, inclusive com a doação de leis anti-semitas, o estado francês que governava foi ocupada pelos alemães em 1942. Em 1944 foi obrigado a acompanhar as forças alemãs em sua retirada. Após a guerra foi acusado de alta traição e condenado à morte mas teve a pena comutada em prisão perpétua.

ROOSEVELT,Franklin Delano -
(1882-1945) - Estados Unidos da América

Roosevelt, antes de ocupar o cargo de Presidente dos Estados Unidos em 1932, ocupou inúmeros cargos. Formado em Advocacia, pelas Universidades de Harvard e Columbia em 1911 tornou-se Senador. Entre 1913 à 1920 foi Secretário Assistente da Marinha. Em 1921 após contrair uma poliomielite, conseguiu recuperar, parcialmente o usos das pernas. Apesar de sua luta, em 1928 elegeu-se governador de Nova Iorque e após assumiu como Presidente. Nos anos de 1936,1940 e 1944 foi reeleito. Antes da vitória aliada na Europa sobre a Alemanha, faleceu em 12 de abril de 1945. Seu sucessor foi Harry Truman que conduziu os meses finais da guerra.

MUSSOLINI,Benito
(1883-1945) - Itália

Foi filho de um ferreiro e de uma professora. Por muito tempo exerceu trabalho manual e, mais tarde, exerceu a profissão de jornalista por 11 anos. Entre 1922 à 1943 elegeu-se Primeiro-Ministro e Duce (“Condutor”) da Itália. Após sua demissão e prisão pelo rei, um grupo de para-quedistas conseguiu libertá-lo. Após esse fato, organizou, no norte da Itália um governo dissidente. Quando tentava fugir para a Suíça foi fuzilado às margens do lago Como pelos Partisans. Seu corpo foi exposto em praça pública em Milão.

HITLER,Adolf
(1889-1945) - Alemanha

Fuhrer (chefe) e Chanceler do Terceiro Reich. Nasceu em Braunau am Inn, na Áustria, em 20 de abril de 1889 e passou a juventude tentando realizar-se como pintor. Seu pai era um funcionário de alfândega de uma pequena cidade fronteiriça da Áustria com a Alemanha. Em 1914, atravessou a fronteira para alistar-se no Exército alemão. No período que esteve no exército chegou ao posto de cabo e, durante a Primeira Guerra Mundial foi ferido em combate. Ao término da guerra, ingressou num pequeno grupo de extrema direita que logo transformou-se no Partido Nazista. Em Munique, em 1923, juntamente com outros líderes de seu Partido, tentou dar um golpe de estado mas foi derrotado e conduzido à prisão. Na cadeia escreveu o livro Mein Kampf (Minha Luta, 1924), autobiografia e programa ideológico que iria nortear a Alemanha com as suas teses racistas e anti-semitas. Em 1933 foi nomeado chanceler da Alemanha e em 1941 assumiu o comando da Forças Armadas alemãs com plenos poderes. Seu projeto nacionalista possibilitou o rearmamento de seu país, a recuperação da economia e a criação de inúmeras obras públicas. Em setembro de 1939, invadiu a Polônia, iniciando a Segunda Guerra Mundial. A Alemanha nazista, juntamente com a Itália fascista e com o Império do Japão, formavam o Eixo. Ao longo de seu governo sobreviveu a diversos atentados tendo apenas ferimentos leves. O último atentado que sofreu ocorreu em 20 de julho de 1944 onde uma bomba explodiu a apenas 2 metros. Hitler novamente nada sofreu, apenas alguns arranhões. Muito de seus oficiais morreram com a explosão e alguns ficaram feridos. O idealizador e executor desse atentado foi o coronel alemão von Stauffenberg juntamente com alguns oficiais do exército. Stauffenberg, após descoberto, foi perseguido e fuzilado juntamente com outros oficiais.
Em 30 de abril de 1945, enquanto o exército soviético combatia as suas tropas que defendiam a capital alemã, Adolf Hitler cometeu suicídio no seu quartel-general (o Führerbunker).



Referências:
ADOLF HITLER. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2015. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Adolf_Hitler&oldid=43251886>. Acesso em: 3 set. 2015.

 

Comentários estão fechados