Guerra do Pacífico

A Segunda Guerra Mundial continua sendo considerada o maior conflito militar da história. A guerra do Pacífico, iniciou com o ataque do Japão à Base Naval norte-americana de Pearl Harbor em 7 de dezembro de 1941 e terminou com a rendição incondicional do Japão em 2 de setembro de 1945. 
Considera-se que a ofensiva japonesa no Pacífico igualava-se à Blitzkrieg (guerra relâmpago) alemã no Ocidente. Em agosto de 1943 o Império Japonês já tinha conquistado inúmeros territórios.
Na primeira fase da guerra do Pacífico, antes do ataque a Pearl Harbor, o Japão foi vitorioso conquistando parte da China, Hong Kong (colônia da Coroa), Singapura, Tailândia, Birmânia, Malásia, Filipinas, Nova Guiné e Indias Orientais Holandesas. O continente asiático e o oceano pacífico foram palco de diversas batalhas como a Batalha de Saipan, Mar das Filipinas, Golfo de Leyte, Luzon, Manila, Pelelui, Tinian, Guam, Guadalcanal, Tarawa, Iwo Jima, Okinawa, Midway, além de muitas outras.
Muitas batalhas navais foram de dimensões épicas e os combatentes, de ambos os lados, enfrentaram as mais terríveis condições como doenças, chuvas torrenciais por longos períodos, áreas de densas florestas, colinas íngremes além de duros combates. 
Na segunda e última fase do conflito, após a Batalha de Midway, que destruiu parte da frota de porta-aviões japoneses, os Estados Unidos, conseguiram com muito sacrifícios, reconquistar todos os territórios ocupados pelos japoneses.
A Guerra do Pacífico foi encerrada definitivamente após o bombardeamento com armas atômicas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. A rendição formal e oficial do Japão ocorreu a bordo do couraçado USS Missouri na baía de Tóquio em 2 de setembro de 1945. A ata foi assinada pelo Ministro das Relações Exteriores do Japão Mamoru Shigemitsu e o general americano Richard K. Sutherland. Este fato marcou a vitória des EUA e seus aliados.
A Segunda Guerra Mundial deixou um saldo de 60 milhões de mortos entre os anos de 1939 e 1945 sendo 40 milhões civis.

Comentários estão fechados